A corrupção é um flagelo que nos atinge desde há séculos até no tempo do estado novo a corrupção estava presente embora o Salazar controla-se quase na totalidade o país eu digo quase porque não controlava tudo que era impossível, havia corrupção a pequena e a grande havia influências por amizades e por ideologias mas uma coisa é certa havia também honra e vergonha porque aquele que fosse apanhado na desonestidade era castigado e a sua honra era manchada, eu sei que havia alguns protegidos pelo estado mas mesmo dentro da máquina do estado a sua situação era bastante desconfortável. Após o 25 de Abril de 1974 as coisas foram-se degradando começaram os interesses pessoais a sobreporem-se aos interesses comuns e a corrupção instalou-se como se de uma instituição se trata-se desde a pequena á grande. Não me venha ninguém dizer que nunca pediu um favor a um amigo para meter uma cunha! Isso é chamado pequeno trafico de influencia ou seja corrupção em pequena escala mas não deixa de ser corrupção.
A partir dos anos 80 a corrupção instalou-se de vez em larga escala no nosso país desde a política até ao desporto e foi nesses dois segmentos que a coisa descambou, acabou a vergonha, a honra e a palavra, antigamente bastava a palavra para que um negócio, um contracto fica-se selado a partir de uma certa altura a palavra deixou de valer e nos dias de hoje já nem a assinatura vale nada, os tempos mudaram as pessoas também. Mas é a partir da década de 90 que as coisas se agravaram demasiado sem que ninguém fizesse nada para mudar antes pelo contrario a coisa ainda se instalou com mais força se não vejamos no caso da politica os casos mais emblemáticos não tem culpados nem vão ter.
Caso Freeport toda a gente sabe que houve corrupção em larga escala, dinheiro a girar para subornos, culpados? Não foi ninguém, quem paga? O povo
B.P.I subornos, corrupção, dinheiro desviado, falência, enriquecimento ilícito, promoções de carreira, etc. Culpados? Não há, quem paga? O povo.
Casa Pia, crimes sexuais, tráfico de influências. Culpados? Se os há andam á solta, quem paga as despesas e indeminizações? O povo
As negociatas da EDP, Galp isto para não me estender mais, ao fim ao cabo os que pagam são sempre os mesmos.
No desporto mais propriamente nos futebóis a coisa ainda é mais á descarada compram-se políticos, juízes, árbitros, gestores etc. pelas cuecas, é verdade as provas são postas em cima da mesa mas á sempre um ``mas `` para limpar ou é as escutas que não são validas ou as buscas são ilegais ou os depoimentos não são credíveis em fim tudo serve para limpar a mancha negra e siga a banda porque todos ou quase todos tem os tomates entalados na gruta de uma brasileira qualquer ou croata (não interessa a nacionalidade) qualquer. Pois é amigos e assim se ganha protagonismo, títulos e muito dinheiro até dá para criar um canal tv desportivo e quem paga? O Povo.
Mas o que mais indigna são aqueles que nos entram pela casa dentro dando-nos estas noticias de varias maneiras e tendenciais porque até mesmo esses são corruptos, vendidos e o mais grave é quererem passar a imagem de virgens ofendidas eu falo dos jornalistas, sim essa classe tão pura, claro qua não me refiro a todos porque felizmente ainda os há puros jornalistas que defendem a verdade mas até esses são muitas vezes ofuscados pela podridão. Os verdadeiros não saem de jornalecos medíocres nem tem grandes possibilidades de trabalhar em canais mais mediáticos porque NÃO SE VENDEM, não é o caso dos colegas que em troca de notícias ludibriadas conseguem bons empregos e boas remunerações e a prova é que em casos semelhantes dão destaques diferentes enfim é o jornalismo que temos.
Mas se há culpado nisto tudo SOMOS NÓS o povo que toleramos tudo isto, acreditamos em todas as histórias e fazemos também a pequena corrupção, sim é verdade quem nunca pediu a um amigo para passar a sua inscrição para cima das outras? Quem nunca pediu a um conhecido para meter uma cunha para ser atendido primeiro que os demais? E depois criou-se a ideia de que quem melhor conseguir fugir aos impostos é inteligente e quem paga tudo certinho é pura e simplesmente BURRO, enquanto as coisas assim continuarem vamos continuar a assistir a campeonatos falseados, a enriquecimentos ilícitos, a falências sem explicação e a pedidos de ajuda á TROIKA, siga a banda que o povo gosta.
Em resumo viva a corrupção, eu até penso que o verdadeiro corrupto sou EU
Sem comentários:
Enviar um comentário